Você está aqui
Procedimento no MP busca formas de manter escultura em Itapoan
Procedimento no MP busca formas
de manter escultura em Itapoan
Uma perícia foi feita por técnicos do Ministério Público estadual na escultura “Metamorfose dos habitantes da lagoa”, do artista plástico Calasans Neto, por solicitação da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, em exercício, Railda Suzart. Segundo ela, o MP deverá instaurar um procedimento com vistas à viabilização de mecanismos que possibilitem a preservação desse patrimônio da cidade.
Railda Suzart informou que tem acompanhado as notícias divulgadas nos meios de comunicação, dando conta que a obra, também chamada de “Pássaro do Abaeté”, instalada em Itapoan em 1985, deverá ser demolida pela Prefeitura. De acordo com ela, os peritos do MP constataram que, de fato, o monumento representa uma ameaça para a comunidade tendo em vista seu estado de degradação, fazendo-se necessário o isolamento da área para que pessoas e veículos não sejam atingidos por partículas que dela possam se desprender.
No entanto, a promotora de Justiça considera que a obra faz parte do patrimônio histórico e, em razão de sua relevância, compete ao Ministério Público instaurar procedimento para investigar e chegar a meios de recuperar o monumento que, por ter sido concebido com ferro e fibra de vidro, oferece grau de dificuldade para sua restauração segundo constatação dos peritos. O resultado da perícia foi encaminhado para uma Promotoria do meio ambiente, que adotará as providências pertinentes.