Você está aqui
Notícias
21/11/2011 - 16:11
Redator:
<span class="st"><em>Elson A
'I Semana do Meio Ambiente' reafirma comprometimento do MP com proteção ambiental
'I Semana do Meio Ambiente' reafirma
comprometimento do MP com proteção ambiental
“Pretendemos planejar as ações para 2012, de modo que o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) possa se organizar para subsidiar as empreitadas das Promotorias Regionais Especializadas e dos Núcleos de defesa das áreas ambientais”, declarou o promotor de Justiça Marcelo Guedes, coordenador do Ceama, hoje, dia 21, durante a abertura da 'I Semana do Meio Ambiente do Ministério Público'. O evento, que ocorre juntamente com a 'II Oficina do Núcleo Mata Atlântica (Numa): Estratégias e Políticas Públicas para proteção da Biodiversidade e da Mata Atlântica', é uma realização do Ministério Público Estadual, por meio do Ceama e do Numa, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
Iniciada na manhã de hoje, a 'I Semana do Meio Ambiente do Ministério Público' tem como objetivo também a discussão com órgãos parceiros e a aproximação com a academia para a elaboração de projetos que visam melhorar as atividades e a estrutura do MP na área ambiental, ressalta o promotor de Justiça. Esses debates se estenderão até a próxima quarta-feira, dia 23, quando serão apresentadas metas e prioridades decididas durante os dias de trabalho. Nos dias 24 e 25, acontecerão câmaras temáticas e cursos.
Durante a mesa de abertura, onde também estiveram presentes os promotores de Justiça Yuri Lopes de Mello, coordenador do Numa; Luciana Khoury, coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf); Cristina Seixas, coordenadora do Núcleo da Baía de Todos os Santos (NBTS); e Augusto César Carvalho de Matos, coordenador do Núcleo de Defesa do Rio Paraguaçú (Nurp); foram apresentados os projetos para autonomia do Centro Integrado de Geoinformação (Cigeo), que passará a servir todos os promotores e Promotorias de Justiça da área ambiental com organização, manipulação, sistematização e análise de dados, e a Unidade de Informação Ambiental, um portal que prestará assessoria e gestão de informação, com notícias, fotos e os conteúdos dos sites relacionados às Promotorias de Justiça de Meio Ambeinte. Ao final da abertura do encontro, foram entregues equipamentos (computadores, rádios, projetores, binóculos e telões) para o Nurp e o NBTS, que estavam prejudicados pela falta de material físico.