Você está aqui
MP participa de mutirão da cidadania na região do Picadão
MP participa de mutirão da
cidadania na região do Picadão
O bairro de Nova Brasília, em Mucuri, a 985 km de Salvador, receberá no próximo sábado, dia 16, o primeiro mutirão da cidadania da região do Picadão, beneficiando as comunidades de Camajuri, Costa Dourada, Cruzelândia, Gesuel, Nova Brasília, Oliveira Costa e Rio do Sul. Trazendo o mote “Você mais Cidadão”, a iniciativa é parte das atividades do Grupo de Trabalho do Picadão da Bahia, constituído há cerca de um ano em parceria entre o Ministério Público estadual, empresas da área de celulose com atuação local, Prefeitura de Mucuri, Polícia Militar e representantes da comunidade. O mutirão é um reflexo do êxito do GT no sentido de viabilizar alternativas lícitas de renda para os produtores de carvão, afirma o coordenador Regional do Núcleo Mata Atlântica – Costa das Baleias, promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa, que estará representando o MP no encontro.
No estande do Ministério Público, os cidadãos serão atendidos e orientados sobre os trabalhos do GT e as formas de se inserir nas atividades de geração de emprego e renda voltadas para a população que sobrevivia da produção ilegal de carvão. “A ação do MP revela essa face social da instituição, que vai muito além do combate aos crimes”, ressalta Fábio Corrêa, destacando o pioneirismo da iniciativa na região.
O “Você mais Cidadão” oferecerá ainda uma série de serviços gratuitos à população, que poderá, no mesmo local, fazer documentos, como CPF, carteira de trabalho e título de eleitor; bem como ter acesso a serviços de saúde, a exemplo de atendimentos odontológicos, oftalmológicos, vacinação e orientações sobre alimentação saudável e saúde da mulher. O Conselho Tutelar terá um estande onde serão prestados esclarecimentos sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Os jovens contarão ainda com alternativas de lazer, como o teatro educativo. As atividades do mutirão também incluem palestras e oficinas de educação ambiental. O evento contará ainda com o apoio dos Ministérios do Trabalho, da Saúde e da Previdência Social; do Serviço Social da Indústria (Sesi), e do Corpo de Bombeiros, além de empresas de celulose, como a Fibria e a Suzano, que integram o GT e participaram da organização do evento.