Você está aqui
Programa Escola Sustentável participa, em Roma, de encontro da ONU sobre sustentabilidade
O Ministério Público estadual, por meio do ‘Programa Escola Sustentável’, participou na última semana (24 a 27 de junho) de evento realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU) em Roma. O programa baiano integrou um grupo especializado que foi selecionado para quatro dias de apresentações, discussões e trabalhos em um workshop de nível global sobre compras públicas sustentáveis para sistemas alimentares sustentáveis.
Segundo a promotora de Justiça Letícia Baird, gerente do programa ministerial, o evento contou com especialistas de diversas áreas e instituições governamentais e não-governamentais, oriundos de todos os continentes e finalizou uma série de etapas prévias realizadas virtualmente. No evento presencial, os especialistas convidados procederam a avaliações de políticas e práticas de compras públicas de alimentos, bem como interlocuções com cientistas e pesquisadores, visando à construção de proposições capazes de integrar considerações sociais e ambientais nessas aquisições.
A promotora de Justiça atuou como mediadora no grupo de trabalho ‘O papel dos programas de compras públicas de alimentos na contribuição para dietas mais saudáveis e no aumento da disponibilidade de alimentos nutritivos, diversificados e produzidos de forma sustentável’, onde compartilhou estratégias e resultados do ‘Escola Sustentável’, incluindo um momento de degustação de alimentos produzidos na região sisaleira da Bahia.
Segundo Luana Swensson, especialista em políticas de compras públicas sustentáveis da FAO-ONU: “Os programas de compras públicas de alimentos, dos quais fazem parte os programas de alimentação escolar, são instrumentos de políticas públicas importantes para alcançar múltiplos objetivos sociais, econômicos e ambientais e para promover a transformação de sistemas alimentares. A FAO está comprometida em apoiar os países na implementação desses programas. A troca de conhecimentos e experiências, como a promovida nesse evento, é um passo importante nesse processo.”
Um dos encaminhamentos do evento foi que a FAO, em articulação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), elaborará um relatório com as principais recomendações, indicação de estratégias e possíveis vias de ação. Os resultados serão implementados em um país-piloto, marcando o primeiro passo para o avanço dos compromissos de ação pelas partes envolvidas. A FAO é uma das agências das Nações Unidas e lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza.
*com supervisão de Maiama Cardoso (MTb/BA-2335)