Você está aqui
“Pacto pela Vida” avalia combate a crimes violentos e planeja novas ações
“Pacto pela Vida” avalia combate a crimes
violentos e planeja novas ações
Ações transversais entre os diferentes poderes com o fim de promover segurança pública em todo o Estado. Com essas palavras, o governador Jaques Wagner abriu as discussões da reunião do Comitê Executivo do programa 'Pacto pela Vida', hoje, dia 21, na sede do Ministério Público estadual no CAB, que avaliou os índices de criminalidade e as ações desenvolvidas para combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). “Reunir os diferentes poderes em torno do propósito comum de combater a violência produz uma transformação decisiva e sem precedentes”, destacou o governador. O procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva também ressaltou, na reunião, o papel do engajamento institucional no âmbito das ações de segurança pública no estado como diferencial do programa. “A partir desses encontros, traçamos estratégias ainda mais refinadas. Para o Ministério Público é uma honra sediar as reuniões do programa e oferecer a nossa contribuição para esse momento tão importante pelo qual passa a segurança pública no nosso estado”, reforçou o PGJ.
Participaram do encontro secretários de Estado, representantes do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), além dos coordenadores das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), que apresentaram as estratégias de combate ao crime adotadas em cada região, de acordo com suas especificidades. O encontro foi encerrado com uma exposição do secretário de Administração Penitenciária Nestor Duarte, que apresentou os principais avanços alcançados na área prisional na Bahia, destacando a ampliação do número de vagas no Estado, diminuindo a lotação nas cadeias e liberando os policiais civis para o trabalho investigativo. “Dessa forma, além de aumentarmos a eficiência do sistema, ainda contribuímos para a humanização e a ressocialização do preso, objetivos prioritários do Governo”, pontuou Nestor.
Câmaras Setoriais contam com participação da Prefeitura de Salvador
Na quarta-feira, dia 20, representantes da Prefeitura Municipal, que agora possuem assento permanente nas câmaras setoriais do programa, se reuniram com o secretário estadual de Comunicação Robinson Almeida para conhecer melhor o 'Pacto pela Vida'. “A proposta é aliar políticas públicas estaduais de segurança a serviços públicos municipais”, assegurou o secretário. Representando o prefeito João Henrique, o secretário municipal de Serviços Públicos, Marcelo Abreu, destacou a importância da integração entre Estado e Município na manutenção da segurança pública. “Muitos dos serviços municipais serão bastante beneficiados com o apoio do Estado na segurança. Essa parceria será fundamental para nós”, afirmou Abreu, recebendo apoio do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, que se comprometeu em “estreitar o relacionamento entre Estado e Município”.
Fotos: Humberto Filho / Ascom MP-BA