Você está aqui
Cisp aprova criação da Universidade Estadual de Segurança e Desenvolvimento Social
Cisp aprova criação da Universidade Estadual
de Segurança e Desenvolvimento Social
Por aclamação, o Comitê Interinstitucional em Segurança Pública do Estado da Bahia (Cisp), aprovou hoje, dia 03, o projeto de criação da Universidade Estadual de Segurança e Desenvolvimento Social. A 10ª reunião do comitê aconteceu na sede do MP e foi presidida pelo promotor de Justiça Geder Gomes, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Públi ca e Defesa Social (Ceosp). “Um passo muito importante foi dado hoje. A partir daqui, abrimos as portas para um trabalho pioneiro no Brasil”, acentuou o coordenador do Ceosp, marcando já para o próximo encontro do Cisp, dia 05 de outubro, os primeiros debates sobre a matriz curricular e o funcionamento do curso, que, uma vez instalado, deve ser chancelado pela Organização das Nações Unidas. “Um encontro com representantes da ONU acontecerá entre os dias 5 e 10 de agosto em Nova Iorque, onde apresentaremos oficialmente a proposta”, informou Geder Gomes.
No encontro, a professora Adriana Freire e o juiz de Direito e também professor Moacyr Pitta Lima explicaram como irá funcionar o curso internacional de especialização em Segurança Pública, a ser desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Nossa meta é selecionar a primeira turma e dar início às aulas já no início do próximo ano”, afirmou Pitta Lima, ressaltando a importância da experiência internacional que o curso facultará aos alunos. “Parte das aulas acontecerá na Itália, que tem um trabalho interessante no combate ao crime organizado”, explicou. Adriana Freire acrescentou que, além das aulas na Europa, professores italianos, com experiência prática e acadêmica na área, devem ministrar algumas disciplinas na Uneb, em Salvador.
O comitê debateu ainda estratégias para reduzir o número dos presos custodiados nas delegacias baianas. “A ideia é construir um novo presídio, na região de Camaçari e até o final de 2013 zerar o contingente de custodiados cumprindo pena em delegacias da região metropolitana”, assegurou Moacyr Pitta Lima, anunciando para novembro a realização de um seminário sobre execução penal.