Você está aqui
Parceria do MP com universidade viabiliza doação de 300 máscaras para mulheres do sistema prisional
Na manhã dessa quarta-feira (4), o promotor de Justiça Edmundo Reis, coordenador da Unidade de Monitoramento da Execução da Pena e Medidas de Segurança do Ministério Público estadual (Umep), esteve com a professora da Universidade Salvador (Unifacs), Suzana Coelho, no Conjunto Penal Feminino, para doação de 300 máscaras para as mulheres da unidade prisional. A iniciativa surgiu a partir da parceria da Unifacs com o Ministério Público estadual, por meio do projeto ‘Academia vai ao cárcere’, que capacita professores, alunos e agentes públicos para que desenvolvam ações norteadas pela política penitenciária com foco na inclusão e formação dos detentos.
“Essa iniciativa da Unifacs, por meio no projeto ‘Academia vai ao cárcere’, tem grande relevância, pois demonstra o comprometimento de uma Instituição de Ensino Superior com as questões relativas aos detentos”, destacou o promotor de Justiça Edmundo Reis. Ele complementou que essa doação representa um dos objetivos do projeto do MP, que pretende estimular ações de extensão e de pesquisa nas unidades para a melhoria dos “percalços existentes no sistema prisional”.
A ideia de doação das 300 máscaras surgiu a partir de uma apresentação do promotor de Justiça Edmundo Reis às alunas dos cursos de psicologia, medicina e serviço social da Unifacs. “Criamos no ambiente acadêmico uma rede de apoio às mulheres chamada ‘Rede Afeto’ e as alunas participantes desse projeto se sensibilizaram com a realidade das mulheres no sistema prisional, especialmente nesse momento de pandemia do coronavírus. Daí nos mobilizamos e decidimos contribuir com a doação dessas 300 máscaras”, ressaltou a professora da Unifacs Suzana Coelho. O projeto ‘Academia vai ao cárcere’ foi criado no âmbito da Umep e desenvolve ações que vão além das atribuições da execução penal. Para o superintendente de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), Luís Antônio Fonseca, esse ato da Unifacs “representa um gesto de solidariedade, amor e compreensão com o próximo”. Na ocasião, ele agradeceu a parceria com o MP no desenvolvimento de ações para a melhoria do sistema penitenciário.