Você está aqui
MP destaca importância dos Conselhos de Segurança em evento da Polícia Militar
A importância da criação e estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) para a redução dos índices de criminalidade foi destacada pela promotora de Justiça Joseane Nunes ontem, dia 12, durante exposição realizada em workshop promovido pelo Comando de Policiamento da Região Norte. A promotora de Justiça apresentou o cenário de implantação e estruturação dos quatro Consegs de Juazeiro, realidade que deverá servir de exemplo e incentivo aos demais municípios da região em que o CPR Norte atua.
A convite do coronel PM Valter Araújo, comandante da Regional, Joseane Nunes lembrou aos participantes o objetivo do Conselho, que é um espaço onde os integrantes da comunidade podem se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade local, orientados pela filosofia da Polícia Comunitária. Ela também registrou no evento, que teve a presença do promotor de Justiça Raimundo Moinhos, que o Conseg serve para fomentar a implementação de políticas públicas, como exemplo, na área de educação e relativa à iluminação pública. A promotora de Justiça informou ainda que a reativação dos Conselhos é um dos objetivos do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (Cisp), que tem buscado fortalece-los para promover uma integração maior entre os órgãos e ouvir a comunidade para debater e traçar soluções mais adequadas para redução dos índices de criminalidade em cada região.
A estruturação dos Consegs foi definida pelo comandante da CPR Norte, que abrange diversos municípios, como um dos focos da Polícia. “A Instituição então tem buscado se harmonizar com o ideal do MP e fomentar a criação e estruturação dos Conselhos nos municípios, a começar pela expansão da regional que abrange os municípios de Sento Sé e Sobradinho”, informou a promotora de Justiça. O evento contou ainda com a participação de presidentes de Conselhos de Segurança, representantes e líderes comunitários de Sobradinho e Sento Sé, que devem adotar o modelo de Juazeiro na estruturação dos seus conselhos.
Fotos: CPRNorte