Você está aqui
Operacionalização da cadeia de custódia de vestígios é apresentada em reunião entre MP e SSP
O Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), reuniu-se, na última terça-feira, dia 27, com o grupo de trabalho (GT) instituído pela Secretaria Estadual da Segurança Pública para a implantação da cadeia de custódia de vestígios na Bahia.
O GT demonstrou o atual estágio de operacionalização da cadeia de custódia no estado e explicitou quais serão as próximas etapas. Foram apresentadas as providências já adotadas quanto à aquisição de kits de embalagem e de isolamento de local do crime, capacitação das agências policiais e de perícia, desenvolvimento de sistema para gestão da cadeia de custódia, implementação das centrais de custódias definitivas e provisórias e a elaboração de procedimentos operacionais padrão (POP) e instruções de trabalho. O Geosp tem monitorado as etapas da implementação da cadeia de custódia e tem procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar sua adequação ao disposto no Código de Processo Penal.
Participaram da reunião os promotores de Justiça Aline Cotrim, Fernanda Presgrave e Thomás Brito, do Geosp; a delegada-geral da Polícia Civil Heloísa Campos Brito; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho; o corregedor-geral da PM, cel. Paulo Cunha e o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica Edson Luiz dos Reis.