Você está aqui
Segurança pública e acessibilidade são debatidas por integrantes do MP com jovens auditores populares
Uma palestra sobre a segurança pública como dever do Estado, direito e responsabilidade de todos foi apresentada, ontem (17), pela analista técnica Adoniza Dias Gomes e a estagiária de Serviço Social Ana Clara Andrade, do Centro de Apoio Operacional em Segurança Pública e Defesa Social do Ministério Público estadual(Ceosp), para uma turma de jovens auditores populares. Os jovens são alunos do ensino médio do Colégio Estadual Raphael Serravalle e participam do projeto de Ouvidoria Popular, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União na Bahia (CGU).
No último dia 10, a servidora do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo do MP (Ceama), Delina Azevedo, debateu com os jovens o transporte público como direito fundamental, os modais de transporte, a caminhabilidade, acessibilidade e arborização. O direito à educação será o tema do próximo encontro, que terá a interlocução de representantes do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). Segundo Adoniza Gomes, os estudantes estão sendo capacitados para serem jovens auditores e serão certificados pelo TCE.
As palestras fazem parte do “Projeto de Ouvidoria Popular”, desenvolvido pelo auditor de Finanças e Controle da CGU, Luís Sérgio Lopes, com o objetivo de coletar dados e produzir informações acerca da satisfação dos usuários de políticas e serviços públicos prestados pelo Estado. Por meio do projeto, a CGU pretende estimular a cultura de ouvidoria popular nas comunidades em torno da unidade escolar, o que deverá ocorrer através do diálogo e troca de conhecimentos/experiências entre a comunidade escolar e os auditores da CGU sobre as políticas sociais definidas na Constituição Federal. Adoniza Gomes explicou que as políticas públicas debatidas nesta fase do projeto foram escolhidas pelos estudantes que realizarão pesquisas acerca da prestação destes serviços e apresentarão relatório aos órgãos públicos responsáveis pela execução e fiscalização das políticas.