Você está aqui
ESTRUTURA, AÇÕES/PROJETOS
O Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social - CEOSP, criado pelo Ato nº 122/2011, com a finalidade de promover a articulação, harmonização, mediação de relações e a integração das ações voltadas à segurança pública e defesa social, constitui-se num valioso instrumento para o fortalecimento da ação ministerial, no âmbito de novos paradigmas previstos no Plano Estratégico do Ministério Público.
O Ato nº 122/2011, foi alterado pelo Ato nº 198/2018, que criou a Unidade de Monitoramento e Execução da Pena e da Medida de Segurança, inserindo-a na estrutura do CEOSP.
A Resolução nº 10/2021, de 10 de maio de 2021, instituiu o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública, no âmbito do CEOSP, destinado a exercer as funções institucionais de controle externo da atividade policial.
Estrutura do CEOSP:
I- Coordenação;
II- Unidade de Apoio Técnico-Jurídico e Administrativo;
III- Unidade de Estudos, Informações e Projetos;
IV- Unidade de Monitoramento e Execução da Pena e da Medida de Segurança-UMEP;
V- GEOSP - Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública.
O Plano de Trabalho do CEOSP, composto de cinco segmentos, apresenta-se como um elemento norteador da sua atuação, com ênfase na cooperação intra e interinstitucional.
- Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos - CIRA
- Segurança Pública Integrada - Regionalização do CISP
- Comunidade Legal
- Unidade de Monitoramento e Execução da Pena e da Medida de Segurança - UMEP
- Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública - GEOSP
- Formação e gestão do conhecimento
OBJETIVO DO PLANO
Articular ações e iniciativas pertinentes à segurança pública e defesa social, identificando situações e tendências, contribuindo para a formulação de políticas públicas, atuando proativamente na cooperação intra e interinstitucional e na interação com a sociedade, com critérios de planejamento, coordenação, integração, eficiência, eficácia e efetividade.
SEGMENTOS DE TRABALHO
Diante da diversidade de ações e iniciativas que abarcam o tema segurança pública, propõe-se a adoção dos seguintes segmentos de trabalho, a serem enfrentadas coletivamente:
RESULTADOS ESPERADOS
- Alcance dos objetivos compartilhados, com maior possibilidade de êxito;
- Capacidade de deflagrar processos de trabalho, reunindo capital humano e recursos organizacionais, com qualidade, e otimizando a relação custo-benefício;
- Atuação em situações de maior vulnerabilidade e em temas que possam oferecer maior dificuldade para o alcance dos objetivos institucionais.