Você está aqui
MP lança memorial e inaugura nova galeria dos PGJs
Foi lançado na noite de hoje, dia 14, durante a programação da 'Semana do MP', o Memorial - Centro de Memória e Cultura do Ministério Público do Estado da Bahia e inaugurada a nova galeria dos procuradores-gerais de Justiça, que contém as fotos dos 31 membros que comandaram o MP baiano de 1935 até 2016. Durante a solenidade, foram apresentados o site do memorial, que pode ser acessado pelo endereço www.memorial.mpba.mp.br, e o projeto arquitetônico do espaço físico do Centro, cuja instalação, prevista para o próximo ano, será onde hoje se encontra a galeria, no terceiro andar da sede do CAB. Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação técnica, administrativa e científica com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com o objetivo de executar programas, atividades e projetos nas áreas de ensino e extensão e de desenvolver o Centro.
“Este é um dos trabalhos que mais me orgulham de poder ter contribuído, fazendo parte da história. Cada um dos senhores aqui presentes ajudaram a fazer a história do MP, para ser o que ele é hoje. Como disse a procuradora de Justiça Leonor Atanázio, o passado está no presente”, afirmou a procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. A procuradora de Justiça aposentada Leonor Salgado Atanázio faz parte do vídeo de apresentação do Memorial, junto com os procuradores de Justiça aposentados Luiz Henrique de Castro Marques, José Marinho das Neves Neto, a promotora de Justiça aposentada Marília Lomanto Veloso e o servidor aposentado José Ramos Nascimento. Os seus depoimentos estarão disponíveis no site, que conta também com a galeria dos PGJs, uma linha do tempo e histórico das sedes. O site será atualizado à medida que a pesquisa for avançando e colhendo mais material histórico. Para isso, foi lançada também a campanha institucional 'Ajude o MP a Contar a sua História', para estimular a doação de documentos, fotografias e objetos para o acervo.
Participaram da solenidade os ex-PGJs Carlos Alberto Dultra Cintra, hoje desembargador aposentado; o promotor de Justiça Márcio Cordeiro Fahel e o procurador de Justiça Wellington César Lima e Silva que, juntos ao procurador de Justiça aposentado José Gomes Brito e a PGJ Ediene Lousado, inauguraram a nova galeria. Marcaram presença também o reitor da Uneb, professor José Bites de Carvalho; o major Agnaldo Ceita, representando o comando-geral da PM; o corregedor-geral do MP, procurador de Justiça Marco Antônio Chaves; o vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), promotor de Justiça Millen Castro; procuradores e promotores de Justiça na ativa e aposentados e seus familiares, além de servidores e representantes da sociedade civil.[
Fotos: Rodrigo Tagliaro / Rodtag Fotografias
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.