Você está aqui
MP expede uma série de recomendações para que municípios convoquem pais a vacinarem crianças e adolescentes
O Ministério Público do Estado da Bahia expediu uma série de recomendações para que os municípios de Barreiras, Irecê, Valença, Cairu, Presidente Tancredo Neves, Campo Formoso, Antônio Gonçalves e Cotegipe empreendam esforços na divulgação e convocação de pais para atendimento ao chamamento da Campanha de Vacinação Nacional. O objetivo da atuação dos promotores de Justiça Rita de Cássia Cavalcante, André Garcia, Cláudia Didier, Vera Leilane de Souza e Eduardo Bitencourt é garantir a imunização das crianças e jovens, além do controle de doenças contagiosas preveníveis. Os Municípios foram orientados a divulgar, como aviso de utilidade pública, a obrigatoriedade da vacinação para as crianças assim como a Campanha através dos meios de comunicação. As recomendações do MP foram direcionadas aos secretários de Saúde e de Educação, à Coordenação da Imunização dos Municípios e aos Sindicatos das Escolas Privadas.
No documento, os promotores de Justiça recomendam às Secretarias Municipais de Educação e escolas municipais que exijam a apresentação do Cartão de Vacina atualizado no ato da matrícula escolar. Além disso, que solicitem aos responsáveis pelas crianças e adolescentes que assinem um termo de autorização para atualização da caderneta vacinal em campanhas nacionais realizadas durante o ano letivo. As recomendações também foram dirigidas aos Sindicatos das Escolas Privadas, para que orientem os proprietários das escolas a disponibilizar espaço físico para vacinação e para cobrar os cartões de vacina no ato da matrícula. Os dias e horários de vacinação nas escolas e creches devem ser articulados em conjunto com a coordenação de Imunização, a gerência de Atenção Básica e a secretaria de Educação de cada Município.
*com supervisão de Maiama Cardoso MTb/BA- 2335
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.