Você está aqui
Belo Horizonte sedia reunião do CNPG
Chefes do Ministério Público de 24 estados participaram hoje, dia 20, em Belo Horizonte, da reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A procuradora-geral de Justiça da Bahia e atual presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do CNPG participou do encontro, que também contou com as presenças do coordenador-geral da Corregedoria Nacional do MP, Rinaldo Reis Lima, e de três conselheiros nacionais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Fábio Stica, Lauro Nogueira e Sílvio Amorim.
"É muito importante para nós recebermos esse colegiado que tem, cada vez com mais força e representatividade, marcado posição pelas prerrogativas do Ministério Público nacional e a favor de seus integrantes", afirmou o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, na abertura da reunião, que foi dirigida pelo presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres.
Na oportunidade, a procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado apresentou, para deliberação do CNPG, os enunciados aprovados na última reunião do GNDH, que aconteceu no início do mês em Fortaleza, bem como as moções e notas técnicas. Ela também defendeu que o Grupo precisa ter pelo menos duas reuniões ao ano, considerando a complexidade dos temas discutidos e a necessidade do Ministério Público alinhar a sua atuação nas diversas áreas que compõem o grupo. Na reunião, também foi apresentada uma versão substitutiva ao anteprojeto de lei que altera a Lei 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), criada pelo Grupo de Trabalho instituído pelo CNPG para analisar a questão. A nova versão será encaminhada para o relator do projeto e para a presidência da Câmara dos Deputados.
Com informações e fotos da Ascom/MPMG
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.