Você está aqui
MP da Bahia realiza seminário em homenagem ao “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”
“Inclusão não se faz em espaços segregados ou restritos, mas no meio comum a todos e onde todos possam conviver independente de limitações ou deficiências”. Esta foi a frase da pedagoga e doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina, Rosângela Machado, que marcou a palestra de abertura do “III Seminário Todoxs por uma Educação Inclusiva”, promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia hoje, dia 21. O evento realizado pelos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc) e de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), além do Grupo Especial de Defesa da Educação (Geduc), ocorre até às 17h, no auditório da sede do MPBA no bairro de Nazaré, e é voltado para membros e servidores da instituição, profissionais de educação, representantes de ONGs e público geral.
A abertura do seminário foi realizada pelos promotores de Justiça Cíntia Guanaes, José Vicente Lima e Maria Pilar Menezes, que atuam na área da educação, e deram as boas vindas aos participantes. Eles ressaltaram a importância e a necessidade de se garantir que a educação seja de fato inclusiva para todos. De acordo com Guanaes, o evento, que ocorre no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, tem a proposta de apresentar boas práticas na área de educação especial em continuidade ao programa “Todas as Escolas são para Todos os Alunos”, que visa a educação inclusiva, buscando assegurar o direito de todas as crianças, adolescentes e adultos à educação.
Durante a manhã, a palestra sobre “As possibilidades da educação realmente inclusiva” foi ministrada pela pedagoga e doutora Rosângela Machado. Logo após ela, a estudante do Ifba Marcela Alencar, que tem paralisia cerebral, falou sobre “O ensino superior como espaço do aluno com deficiência”. Meyre Alencar abordou “A família como base da educação” . Já a tarde serão apresentadas palestras sobre “Avaliação na educação inclusiva: possibilidade na mediação da aprendizagem”, com a professora e doutora Susana Pimentel; “A oferta do atendimento à saúde da pessoa com deficiência pela rede municipal de Salvador”, com a representante da Secretaria Municipal de Saúde Lavínia Vasconcelos; e “O processo de aprendizagem da escrita de crianças e jovens com deficiência intelectual: a importância da escola”, com a doutora em educação pela Ufba Daiane Santil Costa.
*com supervisão de Maiama Cardoso MTb/BA - 2335
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.