Você está aqui
Seminário no MP celebra 30 anos da Constituição Cidadã
Na ocasião, será inaugurado o espaço físico do Memorial do MP
No dia 11 de outubro, o Ministério Público estadual realizará o Seminário “30 anos da Constituição Cidadã”, para celebrar a proclamação da Carta Magna no dia 5 de outubro de 1988. O evento, que acontece a partir das 8h na sede do MP no CAB, será marcado pela inauguração do espaço físico do Centro de Memória e Cultura do Ministério Público do Estado da Bahia. Na abertura do evento, será lançada a revista eletrônica comemorativa “O Ministério Público nos 30 anos da Constituição Federal”.
Os debates terão início com um painel sobre os “Aspectos históricos, políticos e sociais do processo de redemocratização do país”. Mediado pelo promotor de Justiça Cristiano Chaves, o painel terá como debatedores os doutores em História Social, Rodrigo Perez Oliveira, e em Sociologia, Clóvis Zimmerman. O segundo painel abordará “A luta pela democracia e o novo desenho institucional do Ministério Público” e será mediado pela procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima. Os debatedores serão a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MP (Caodh), Márcia Teixeira; o ex-deputado federal e primeiro-secretário da Assembleia Nacional Constituinte, professor Marcelo Cordeiro; e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público e presidente do Comitê Gestor do Plano nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público, o subprocurador-geral da Justiça Militar Marcelo Weitzel Rabello de Souza.
Memorial
O evento será encerrado com a inauguração do espaço físico do Centro de Memória e Cultura do Ministério Público do Estado da Bahia, que tem por objetivo preservar a memória da instituição e disseminar informações sobre o MP, atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público. No espaço, que funciona no terceiro piso da sede, os visitantes poderão ter acesso à memória do MP, através de informações e documentos digitalizados, por meio de terminais digitais. O site do memorial pode ser acessado pelo endereço www.memorial.mpba.mp.br.
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.