Você está aqui
Impactos causados por agrotóxicos no Vale do Jiquiriça são debatidos em seminário
Um plano de ação que visa a fiscalização do uso de agrotóxicos no município de Mutuípe foi elaborado ontem, dia 13, durante o “Seminário de Combate dos Impactos Causados por Agrotóxicos no Vale do Jiquiriçá”, realizado pelo Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FCBA), Ministério Público do Estado da Bahia e Prefeitura. O evento, que teve a participação de membros do Ministério Público estadual, apresentou e discutiu problemas e alternativas relacionadas à temática. Segundo a promotora de Justiça Luciana Khoury, o plano prevê ações concretas para execução no ano de 2019, dentre elas a realização de atividades de formação para profissionais de saúde e trabalhadores da agricultura familiar, formação para agentes comunitários de saúde, análises de resíduos de alimentos e a fiscalização do comércio e uso dos agrotóxicos em Mutuípe.
Os promotores de Justiça Julimar Barreto e Lucas Santana palestraram durante a primeira mesa do seminário, que abordou 'Ações de combate aos impactos dos agrotóxicos'. Julimar Barreto, que atua em Santo Antônio de Jesus, apresentou as ações que vêm sendo desenvolvidas na comarca, que tem estimulado a produção orgânica e a criação de espaços de feira para a comercialização. Também informou que realiza ações educativas e repressivas diante do uso irregular. Com atuação na comarca de Mutuípe, Lucas Santana explicou que tem acompanhado a problemática e destacou a importância da participação do público no evento, que contou com mais de 200 pessoas. Ele coordenará o plano de ação local. O seminário voltado a profissionais de saúde, produtores e trabalhadores rurais, instituições e entidades participantes do FCBA, contou ainda com mesas de discussão sobre a 'Problemática dos agrotóxicos no território' e a 'Transição agroecológica'.
*com supervisão de Maiama Cardoso MTb/BA -2335
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.