Você está aqui
MP promove capacitação de assistentes sociais e psicólogos para escuta especializada de crianças e adolescentes
O Ministério Público estadual e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizam em parceria o curso de capacitação “Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes”, direcionado a assistentes sociais e psicólogos. O evento teve início na manhã de hoje (3), no auditório do MP no bairro de Nazaré. Durante a tarde e nos dias 4 e 5, a programação ocorrerá no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) da Instituição, no bairro Jardim Baiano, em Salvador.
Segundo a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), Marly Barreto, é necessário uma atenção especial para essas vítimas, “os profissionais devem estar capacitados para atuar como facilitadores no processo de escuta especializada e também de preservação das crianças e adolescentes”. Para a superintendente de Assistência Social do Estado na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Leísa Mendes, é imprescindível esse tipo de trabalho de capacitação para profissionais atuantes desta área. “É preciso garantir o amparo e o direito de crianças e adolescente, de modo a evitar a revitimização”, disse ela.
A capacitação é desenvolvida por meio do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente e da Superintendência de Assistência Social (SAS), com a proposta de colocar em prática as previsões legais para que sejam minimizados os danos causados a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A Lei 13.431/2017, que entrou em vigor em abril deste ano torna obrigatória a oitiva de crianças e adolescentes por meio de escuta especializada e depoimento especial.
*com supervisão de Maiama Cardoso MTb/BA - 2335
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.