Você está aqui
Paulo Gomes Júnior é empossado no cargo de procurador de Justiça
Memórias de uma vida sempre acompanhada pela Justiça e agradecimentos, direcionados à família, aos colegas do Ministério Público estadual e aos membros da magistratura, marcaram o discurso de posse do promotor de Justiça Paulo Gomes Júnior no cargo de procurador de Justiça na tarde de ontem, dia 18. Ele foi empossado no cargo durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça presidida pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, que destacou a atuação de Paulo Gomes no trabalho de combate à criminalidade, liderando importantes operações para desarticular organizações criminosas. A PGJ destacou o papel do procurador empossado na criação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). “Aqui, um ponto em comum em nossa história na instituição, motivo de muito orgulho para mim: ambos coordenamos o Gaeco, cargo que requer coragem, visão, perspicácia, olhar acurado, renúncia e entrega pessoal”, salientou Ediene Lousado.
Conduzido pelos procuradores de Justiça José Cupertino Aguiar Cunha e Elna Leite Ávila Rosa, decana do Colégio de Procuradores, Paulo Gomes Júnior, que foi promovido por merecimento, recebeu as boas vindas dos novos colegas. Em nome da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), a promotora de Justiça Janina Schuenck, presidente da entidade de classe, saudou o novo procurador. “Esse momento marca o coroamento de uma carreira brilhante de coragem e altivez, bem como o início de um novo ciclo”, destacou a promotora. Paulo Gomes recebeu da sua esposa e dos seus filhos a Medalha da Ordem do Mérito e o correspondente diploma. No seu discurso, o procurador contou um pouco da sua história no mundo jurídico, que começou ainda na infância, quando acompanhava o pai, magistrado, nos cartórios e corredores forenses. Paulo Gomes lembrou de sua trajetória profissional e agradeceu a todos que compartilharam dos momentos de atividade no MP, destacando a importância do ano de 2018 em sua vida profissional. “Recebi três presentes: a recondução da minha amiga Ediene ao cargo de PGJ, o recebimento da Comenda Dois de Julho na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e, finalmente, esta minha promoção”, afirmou o procurador, destacando o amor que tem pelo Ministério Público e pela carreira ministerial.
Paulo Gomes Júnior ingressou no MP em 1992 e atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Itanhém, Una, Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista. Chegou a Salvador no ano 2000, onde trabalhou nas Promotorias de Justiça de Assistência e Criminal. Coordenou o Gaeco, foi promotor de Justiça corregedor e chefe de gabinete da Corregedoria-Geral do Ministério Público, além de assessor especial da procuradora-geral de Justiça. Atualmente, exerce as funções de secretário-geral e coordenador da Controladoria do MP. Também integraram a mesa de honra da solenidade de posse o corregedor-geral do Ministério Público, procurador de Justiça Zuval Gonçalves Ferreira; a desembargadora Nágila Maria Sales Brito, representando o presidente do Tribunal de Justiça; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Danilo Ferreira Andrade; a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, juíza Élbia Rosane Sousa de Araújo; a secretária-geral adjunta do Ministério Público, promotora de Justiça Flávia Cerqueira Sampaio; e o vice-presidente da Alba, deputado Luiz Augusto de Moraes.
Fotos: Erick Salles/Rodtag
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.