Você está aqui
Mais de 200 pessoas já foram atendidas em ação conjunta para diagnóstico e tratamento da tuberculose
Mais de 200 pessoas já foram atendidas em um projeto para diagnóstico e prevenção da tuberculose em Salvador. Desde 11 de junho deste ano, quando foi firmado o Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público estadual, a Fundação José Silveira (FJS) e a Central de Cooperativas de Trabalho de Reciclagem da Bahia (CCRBA), foram atendidos 148 catadores de material reciclável em cinco empreendimentos vinculados ao Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia. Duas pessoas já iniciaram o tratamento para a doença. Segundo a promotora de Justiça Márcia Teixeira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), foram realizados 148 exames radiológicos, nove exames de baciloscopia e 17 consultas com pneumologistas.
No dia 5 deste mês, o MP e a FJS assinaram um Termo de Cooperação Técnica similar, desta vez com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). Os atendimentos para diagnóstico da tuberculose no sistema prisional tiveram início no dia 12, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde foram realizados 75 exames radiológicos. Também serão realizados exames com a população em situação de rua a partir de janeiro de 2019. “O projeto surgiu a partir dos seminários do CAODH com a população de rua e representa a realização de um sonho”, afirmou a promotora de Justiça Márcia Teixeira. O CAODH é o responsável pelo gerenciamento do projeto. O objetivo é diagnosticar, tratar e esclarecer a população sobre a tuberculose, que atinge mais de 84 mil baianos.
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.