Você está aqui
Ministro Mauro Campbell toma posse como corregedor nacional de Justiça
Procurador-geral de Justiça da Bahia comparece à cerimônia na sede do CNJ
Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (3), o ministro Mauro Campbell Marques tomou posse como corregedor nacional de Justiça. A cerimônia, que aconteceu na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, foi prestigiada por diversas autoridades, com destaque para a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, presidente do STF e do CNJ, Luís Roberto Barroso, o presidente do STJ, Herman Benjamin e a presidente do TSE, Cármen Lúcia. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público, incluindo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o procurador-geral do MPBA, Pedro Maia.
O novo corregedor cumpre um mandato de dois anos (2024/2026), substituindo o ministro Luis Felipe Salomão no cargo. A Corregedoria Nacional de Justiça é um órgão do CNJ e funciona como um gestor administrativo do Poder Judiciário. O corregedor nacional é responsável pela apuração de denúncias levadas ao CNJ contra magistrados ou servidores do Judiciário por irregularidades no exercício de suas funções.
Mauro Campbell nasceu em Manaus (AM). Foi promotor de Justiça no Ministério Público do Amazonas e por três vezes cumpriu o mandato de procurador-geral. Ingressou no Superior Tribunal de Justiça em 2008, ocupando uma das vagas destinadas ao MP. Em 2023, Campbell foi condecorado com a comenda da Ordem Nacional do Mérito do Ministério Público e, em janeiro desse ano, com o Prêmio J. J. Calmon de Passos. As homenagens são as mais altas honrarias concedidas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelo MPBA, respectivamente.
Fotos: CNJ
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.