Você está aqui
MPBA participa da Semana do Clima de Nova Iorque
O Ministério Público da Bahia, por meio da promotora de Justiça Letícia Baird, participou da Semana do Clima de Nova Iorque 2024, evento que reuniu líderes mundiais para discutir a ação climática e promover soluções inovadoras. O MPBA foi convidado pelo City Food Policy e pelo Gabinete de Política Alimentar do Município de Nova Iorque para compartilhar a experiência com a iniciativa ‘Escola Sustentável’, considerada pelos organizadores do evento como um empreendimento de sucesso para a promoção de políticas públicas sustentáveis.
O ‘Escola Sustentável’ compôs o terceiro painel do evento, voltado à compreensão do papel da política alimentar em nível global. A sessão foi mediada por Corinna Hawkes, diretora da Divisão de Sistemas Agroalimentares e Segurança Alimentar da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), e contou ainda com outras especialistas e casos de sucesso da África e Europa que, igualmente, promovem iniciativas para a promoção da alimentação escolar saudável e compras públicas sustentáveis.
A promotora de Justiça Letícia Baird, que desenvolveu a metodologia e gerencia a iniciativa do MPBA, destacou a urgência da pauta e a necessidade de ações concretas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “As soluções locais para objetivos globais têm sido agenda de fóruns internacionais, na medida em que as cidades têm ferramentas para influenciar diversos objetivos sociais, econômicos e ambientais. Nos últimos três meses, integramos quatro eventos de nível internacional, o que demonstra tratar-se de pauta urgente sobre a necessidade de ações concretas e coerentes para a efetivação de objetivos sociais previstos e acordos para as metas globais”, afirmou.
O ‘Escola Sustentável’ é uma iniciativa do Ministério Público da Bahia para a promoção da política pública de alimentação escolar que visa à melhoria de sua qualidade e ao combate à desnutrição e à obesidade infantil por meio do estímulo à oferta de alimentos saudáveis, produzidos, preferencialmente, por pequenos produtores locais, através do fomento à realização de compras públicas sustentáveis, nos termos das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e com alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.